DOBRAS VISUAIS

Dobras

Dobras Visuais é um espaço onde compartilho minha aproximação com o fotográfico, o que penso sobre e a partir das imagens. Um exercício contínuo de observação e reflexão acerca da fotografia na sua relação com a arte, a literatura e a cultura visual. Procuro compreender um pensamento que se desdobra – como gesto – na pesquisa, nas práticas artísticas e educativas e também por aqui.

O blog é construído como uma espécie de hypomnemata, um sistema de registro descrito por Foucault em A escrita de si: “Os hypomnematas caracterizam-se como cadernos pessoais, livros da vida, guias de conduta. Neles são colocadas citações, fragmentos de obras, exemplos e ações de que se tinha sido testemunha ou cujo relato se tinha lido, reflexões ou debates que se tinha ouvido ou que se tinha vindo à memoria”. Não se trata de revelar o que está oculto e sim de captar o já dito, de reunir o que se pôde ouvir ou ler dentre tantas coisas – é o oposto da ideia de informação.

Logo, os materiais reunidos no Dobras Visuais são um exercício para que frequentemente se possa ler, reler, refletir, entreter-se a sós ou com outros.             A pesquisa como prática na construção de si.

Bem vindo!