DOBRAS VISUAIS

E agora, fotografia?

Ciclo de debates E agora, fotografia?

Concepção e a coordenação do projeto em parceria com Ronaldo Entler, Pio Figueiroa e Eder Chiodetto.

Construído a partir de questionamentos à exposição Geração 00: a nova fotografia brasileira, organizada por Chiodetto em 2011, o programa de cursos, palestras e oficinas formulava problemáticas acerca da fotografia na contemporaneidade.

Três módulos foram propostos:

1. Oficinas: proposição de exercícios de análise de imagens, de apropriação e edição de acervos, de exploração das diversas tecnologias da fotografia e de diálogo com outras formas de expressão, montada em 18 oficinas voltadas para público amplo. Nesse módulo ofereci a oficina A fotografia que se desdobra na literatura.

2. Especial para Educadores: voltado para arte-educadores, educadores, agentes culturais ou integrantes de projetos sociais que envolvam práticas artísticas, os seis cursos propuseram aos participantes uma reflexão ampla sobre o modo como a imagem fotográfica se insere na cultura contemporânea, passando por experiências marcantes da história da fotografia, suas estratégias de representação, sua inserção na vida social e seus diálogos com outras artes.

3. Diálogos sobre a pesquisa em fotografia no Brasil: ciclo de diálogos voltado para artistas, professores e estudantes, propondo discussões sobre obras de reconhecida importância para a pesquisa em fotografia no Brasil, passando por autores como Walter Benjamin, Roland Barthes, Philippe Dubois, Susan Sontag, Vilém Flusser, Georges Didi-Huberman. Cada autor foi abordado em dois encontros: o primeiro focando suas contribuições pontuais para as teorias fotográficas, o segundo situando tais contribuições num panorama mais amplo de seu pensamento sobre a imagem e a cultura. Nesse módulo apresentei a primeira parte da reflexão sobre Susan Sontag, expondo o livro Sobre fotografia.

Sesc Belenzinho e Consolação, em São Paulo, ao longo de 2014.

EagoraFotografia