Ciclo de debates
Concepção e a coordenação do projeto em parceria com Ronaldo Entler, Pio Figueiroa e Eder Chiodetto.
Construído a partir de questionamentos à exposição Geração 00: a nova fotografia brasileira, organizada por Chiodetto em 2011, o programa de cursos, palestras e oficinas formulava problemáticas acerca da fotografia na contemporaneidade.
Três módulos foram propostos:
1. Oficinas: proposição de exercícios de análise de imagens, de apropriação e edição de acervos, de exploração das diversas tecnologias da fotografia e de diálogo com outras formas de expressão, montada em 18 oficinas voltadas para público amplo. Nesse módulo ofereci a oficina A fotografia que se desdobra na literatura.
2. Especial para Educadores: voltado para arte-educadores, educadores, agentes culturais ou integrantes de projetos sociais que envolvam práticas artísticas, os seis cursos propuseram aos participantes uma reflexão ampla sobre o modo como a imagem fotográfica se insere na cultura contemporânea, passando por experiências marcantes da história da fotografia, suas estratégias de representação, sua inserção na vida social e seus diálogos com outras artes.
3. Diálogos sobre a pesquisa em fotografia no Brasil: ciclo de diálogos voltado para artistas, professores e estudantes, propondo discussões sobre obras de reconhecida importância para a pesquisa em fotografia no Brasil, passando por autores como Walter Benjamin, Roland Barthes, Philippe Dubois, Susan Sontag, Vilém Flusser, Georges Didi-Huberman. Cada autor foi abordado em dois encontros: o primeiro focando suas contribuições pontuais para as teorias fotográficas, o segundo situando tais contribuições num panorama mais amplo de seu pensamento sobre a imagem e a cultura. Nesse módulo apresentei a primeira parte da reflexão sobre Susan Sontag, expondo o livro Sobre fotografia.
Sesc Belenzinho e Consolação, em São Paulo, ao longo de 2014.