DOBRAS VISUAIS

Marcelo Eduardo Leite e a revista Realidade

A pesquisa Realidade: o fotojornalismo (autoral) de uma revista, um dos projetos ganhadores do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia em 2012, consiste em um estudo sobre como o fotojornalismo foi conduzido na revista Realidade, que circulou entre 1966 e 1976. A inquietação quanto ao tema veio, em primeiro lugar, pelo contato que tive com uma coleção da revista, presente que ganhei de minha mãe, ainda nos anos oitenta. Ela me disse que estava certa de que eu faria algo com elas. Tempos depois, ao lidar de forma cotidiana com a fotografia, trabalhos com os de Claudia Andujar, George Love, David Drew Zingg e Maureen Bisilliat me chamaram a atenção para um perfil diferenciado por eles apresentado. Isto me instigou a problematizar um tipo de jornalismo cuja liberdade autoral pareceu existir de forma bastante enfática.

David Drew Zingg: Êste Boi é meu, março de 1967.

Por volta de 2002, esse assunto chegou a ser cogitado como tema do meu doutoramento, mas não o escolhi, já que optei por permanecer estudando a fotografia do século XIX, no intuito de avançar em algumas questões percebidas no mestrado. A hora de estudar o material veio há três anos, quando iniciei pesquisa sobre fotografia junto a algumas alunas da Universidade Federal do Ceará. A base desses estudos, que realizamos entre 2010 e 2012, originou a proposta de projeto cujos resultados agora são apresentados.

Luigi Mamprin: O Pajé e o caso dos meninos perdidos, março de 1971.

A pesquisa mostra, além da história da publicação, depoimentos de quinze pessoas que trabalharam na revista, quarenta e oito reportagens digitalizadas e um artigo principal. A mesma foi realizada conjuntamente com as alunas Carla Adelina Craveiro Silva e Leylianne Alves Vieira.

Para ler:

Realidade: o fotojornalismo (autoral) de uma revista

Pesquisa independente.

Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, 2012.

_____

Marcelo Eduardo Leite é bacharel em Ciências Sociais, mestre em Sociologia pela UNESP e doutor em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Atualmente, é professor de Fotografia e Fotojornalismo na Universidade Federal do Cariri e vem realizando estudos sobre o fotojornalismo brasileiro na segunda metade do século XX.