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16 set 2013
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Doutorar | Nancy West

Kodak and the Lens of Nostalgia, Nancy West

“Os anúncios da Kodak atraíam consumidores para ver a fotografia como uma nova forma de jogo e, principalmente, como garantia de que as memórias pudessem ser gravadas. (…)

A primeira aparição da Kodak Girl foi em 1893 e vinculava a fotografia a uma imagem jovem que passaria a significar a facilidade, o prazer e a liberdade de fotografar instantâneos. (…)

Em 1910 o artista John Hassel criou um novo elemento dramático na representação da Kodak Girl, um vestido listrado de azul e branco que logo se tornaria sua assinatura ( … ),  associando-o a liberdade romântica do mar e servia acentuando a ligação da Kodak Girl com uma viagem de natureza. (…)

Anúncio com a Kodak Girl, 1900.

A Kodak Girl sempre aparece em destaque ao ar livre, na maioria das vezes em um ambiente natural como uma praia, um parque, ou no campo. (…)

Talvez um pouco desconfortável com as implicações de ser representada sempre sozinha ou viajando na companhia de outra jovem, a empresa usou esse motivo extensivamente na década de 1920, domesticando a imagem em um momento em que, não por coincidência, as mulheres americanas estavam desfrutando de uma maior liberdade. (…)

Seu rosto apareceu em anúncios de página inteira, cartazes e outdoors em todo o mundo , a Kodak Girl se tornou uma espécie de precursora para as estrelas de Hollywood, “a primeira bailarina da fotografia”, como sugeria uma antiga canção popular. (…)

Anúncio com a Kodak Girl, França, 1923.

Embora um dos principais motivos de venda do automóvel foi a alegação de que poderia unir as famílias permitindo-lhes passar as férias juntos ou reduzindo o tempo gasto fora de casa, a Kodak nunca anunciou famílias inteiras em automóveis durante os primeiros anos . Em vez disso, os anúncios apresentavam invariavelmente casais e mulheres solteiras, incluindo claro a Kodak Girl. Na publicidade da Kodak a casa significa o principal local para a família e a estrada a liberdade individual. Destacam-se as muitas dessas propagandas nas quais mulheres solteiras saem em seus automóveis. Os carros tinham um apelo especial para muitas mulheres norte-americanos cuja mobilidade era muito mais restrita do que a dos homens.”

WEST, Nancy Martha. Kodak and the lens of nostalgia. Charlottesville: University Press of Virginia, 2000. [Tradução livre]

Anúncio com a Kodak Girl, 1917.

Anúncio da Kodak Cameraland com a Kodak Girl, 1961.